Mulher ruiva com cabelo ondulado bem-cuidado

Como Cuidar do Cabelo

Ter o cabelo sempre bonito, hidratado e bem cuidado é o sonho de todas nós. Mas você sabe como cuidar do cabelo da forma correta para atingir esse objetivo? Reunimos diversas dicas valiosas para te ajudar a manter seu cabelo saudável!

Use o Shampoo Correto

Usar o shampoo correto deve ser a prioridade na sua busca pelo cabelo bem-cuidado e saudável. Seja o seu cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo, há um shampoo específico para ele.

Além disso, se o seu cabelo foi tratado quimicamente ou você quer um boost de crescimento, há shampoos específicos para estes cuidados.

É importante conhecer as necessidades do seu cabelo e usar o shampoo que atenda a todas elas. Não falta variedade no mercado!

Proteja-se do Sol

O sol, apesar de ser muito benéfico para a saúde, produzindo vitamina D, também pode danificar a estrutura dos fios capilares. Portanto, chapéus e bonés podem ser grandes aliados na hora de cuidar do cabelo!

Evite a Água Quente

Tomar banho com água quente deixa os fios sensíveis e faz com que as cutículas dilatem, dando um aspecto áspero e ressecado para o cabelo. Assim, usar água morna ou fria deixará seus fios mais bonitos e saudáveis!

Não Exagere na Chapinha e no Secador

A chapinha e o secador, por agirem com calor excessivo, podem danificar os cabelos. Portanto, algumas recomendações a serem seguidas são:

  • Usar um bom protetor térmico;
  • Manter uma distância de 30cm da raiz dos fios;
  • Não exagerar na temperatura.

Não Durma com os Cabelos Úmidos

Dormir com os cabelos úmidos faz com que os fios fiquem mais fracos devido ao atrito e se quebrem mais facilmente. Portanto, evite lavar os cabelos pouco tempo antes de ir para a cama.

Hidrate o Seu Cabelo

Para evitar pontas duplas e garantir um cabelo mais macio e bonito, hidrate o seu cabelo uma vez na semana usando, por exemplo, máscaras ou ampolas de hidratação. Além disso, aplique óleos nas pontas dos fios regularmente para dar um aspecto melhor aos seus cabelos!

Corte as Pontas Regularmente

Uma das melhores formas de evitar pontas duplas é indo ao salão! Cortar as pontas dos fios a cada três meses, por exemplo, garante um aspecto mais bonito aos seus cabelos!

Use Touca de Cetim

As favoritas do momento, as toucas de cetim mantêm a hidratação natural, diminuem o frizz e previnem a queda dos fios. Portanto, não deixe de dormir com uma se deseja que o seus cabelos fiquem mais bonitos sem esforço enquanto você dorme!

Nós temos um post sobre os benefícios do cetim. Não deixe de ler se você deseja aprender mais sobre o tecido mais indicado para os cuidados com o cabelo!

Prenda o Cabelo com Scrunchies em Vez de Elásticos

É fato conhecido por todas as mulheres que os elásticos comuns danificam e quebram os fios de cabelo. Isso porque o elástico adere demais ao cabelo, o que faz com que ele fique marcado e possa quebrar.

Ao usar um scrunchie / xuxinha de cetim, seu cabelo fica em contato com um tecido muito mais suave, delicado e próprio para o cabelo. Portanto, não há risco de quebra dos fios e o cabelo não fica marcado!

Esfolie o Couro Cabeludo

Algo tão simples quanto esfoliar o couro cabeludo uma vez por semana pode fazer toda a diferença nos cuidados com os seus cabelos. Isso porque, ao massagear a cabeça, a circulação sanguínea aumenta, levando mais nutrientes à raiz dos fios.

Assim, o seu cabelo crescerá mais rápido e terá fios mais fortes, com um aspecto muito mais bonito!

Não Misture Tratamentos Químicos

Apesar de a maioria das químicas serem compatíveis, algumas não podem ser misturadas. Além disso, nem todo cabelo deve receber químicas. Cabelos muito ressecados, por exemplo, podem ser danificados por químicas pesadas.

Portanto, o ideal, antes de aplicar qualquer química nos cabelos, é ter uma conversa com um cabeleireiro de confiança, que pode dizer se certo tratamento é indicado ou não.

Use Toalha de Microfibra

A toalha de microfibra, ideal para a secagem com o método plopping, retira o excesso de umidade dos fios, acabando com o frizz e mantendo a hidratação dos fios. Portanto, usá-la no lugar de uma toalha regular pode trazer benefícios maravilhosos ao seu cabelo!

Conclusão

Esperamos que este post tenha te ajudado a aprender as melhores formas de cuidar do seu cabelo. Afinal, ele merece toda a sua atenção e carinho!

Créditos da Imagem em Destaque: Red hair photo created by svetlanasokolova – www.freepik.com